quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Para reflexão... ‘Kit para sobreviver aos primeiros dias do Jardim de Infância (só para pais)’

Num dos sempre fantásticos passeios à Fnac, descobri este 'docinho' que merece mesmo ser 'devorado'. Como sempre o Senhor Eduardo deixa-me sempre, mas sempre a pensar...
Por isso convido-vos a todos a ler!
  1. É proibido insultar o Jardim de Infância (Creche) chamando-lhe “escolinha”. Em primeiro lugar, porque é uma escola. Em segundo, porque todas as escolas ganhavam se ligassem brincar com aprender.
  2. É proibido que os pais imaginem que o Jardim de Infância (Creche) serve para aprender a ler e a contar. Ele é útil para aprender a descobrir os sentimentos. Para aprender a imaginar e a fantasiar. Para aprender com o corpo, com a música e com a pintura. E para brincar. Uma criança que não brinque deve preocupar mais os pais de que se ela fizer uma ou outra birra, pela manhã, ao chegar.
  3. O Jardim de Infância assusta as crianças sempre que os pais - como que sossega nelas os medos deles por mais um dia de Jardim de Infância (Creche) - lhes repetem: “hoje vai tudo correr bem!”.
  4. Os pais estão proibidos a despedir-se muitas vezes das crianças, ao chegarem todos os dias. E é bom que se decidam: ou ficam contentes por elas correrem para os amigos ou ficam contentes por elas se agarrarem ao pescoço deles, como se estivessem pestes a ser abandonadas para sempre. (...)
  5. É proibido que as crianças vão dia-sim dia-não ao J.I (C). E que vão, simplesmente, quando os seus caprichos infantis partem para férias. E que não vão “só porque sim”. O J.I. (C) não é um trabalho para os mais pequenos. É uma bela oportunidade para os pais não se esquecerem que se pode amar o conhecimento, namorar com a vida, nunca ser feliz sozinho e brincar, ao mesmo tempo.
  6. No J.I. (C) não tem de ser obrigatório comer até à última colher. Nem dormir todos os dias. E não é nada mau que uma criança se baralhe e chame mãe à educadora (ou vice versa). Só é mau que sofra todos os dias, meses a fio, sempre que se trata de lá ficar.
  7. Os pais estão obrigados a estar a horas quando se trata duma criança regressar a casa. Prometer e faltar devia dar direito a que os pais fossem classificados como tendo necessidades educativas especiais.
  8. Os pais não podem exigir aos filhos relatórios de cada dia no J.I.(C), Mas estão autorizados a ficar preocupados se as crianças forem ficando mais resmungonas, mais tristonhas ou, até, mais aflitas, sempre que regressam de lá. E estão, ainda, autorizados a proibir que o J.I.(C) só se abra para eles durante as festas ou sempre que uma criança esteja doente.
  9. O J.I.(C) é uma escola de pais. E um lugar onde os educadores são educados pelas crianças. Um lugar onde todos se educam uns aos outros, não é uma escola como as outras. É um Jardim de Infância.
  10. um dia, num mundo mais amigos das crianças, todas as escolas serão Jardins de Infância!
Sindicato da Bondade - Eduardo Sá

3 comentários:

Paula disse...

Olá,
Bem vinda!
Já conheço o livro!
Muito bom!

Unknown disse...

Boa noite! Realmente aprecio o esforço que você fez para compartilhar o conhecimento.O tópico aqui que eu encontrei foi realmente eficaz para o tópico que eu estava pesquisando por muito tempo
mario jogos gratis

viraludpateterbaru disse...

CrownQQ Adalah Situs Judi Online Terpercaya dan Terbesar di Asia,
yang sudah menyediakan 10 permainan yang mudah dimainkan untuk mendapatkan kemenangan dan hanya dengan menggunakan 1 User ID saja.
Raih juga jackpot setiap harinya.
Menyediakan Bonus Rollingan 0.5% Setiap hari Senin
Bonus Refferal 20% Seumur Hidup

Menyediakan Deposit Pulsa Telkomsel, OVO, DANA, GOPAY, & LINK AJA

BACA JUGA BLOGSPORT KAMI:
CrownQQ
Agen BandarQ
Tips & Trik
Jendela Dunia
Berita dan Info Dunia

Saltaricos

A minha foto
Educadora de um grupo de 17 'SALTARICOS'. 10 meninos e 7 meninas que mais parecem pipocas saltitonas... Somos um grupo de Amigos cheios de vontade de ser cada vez mais crescidos!