terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Objectivos Gerais

PLANIFICAÇÃO DO MAR

Objectivos Gerais a desenvolver ao longo do ano, que segundo as Orientações Curriculares definidas pelo Ministério da Educação serão trabalhadas diariamente e intrinsecamente em toda a actividade diária no Pré-Escolar.

ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL


Objectivos GERAIS

Educação para os valores;
Educação multicultural;
Educação para a cidadania;
Educação estética;
Independência;
Partilha do poder;
Desenvolvimento da identidade;
Alcançar uma imagem positiva de si mesmo, identificando características e qualidades pessoais;
Desenvolver a autonomia pessoal;
Identificar as possibilidades e as limitações pessoais e valorizá-las adequadamente;
Incrementar a confiança e a segurança básicas;
Progredir no reconhecimento da autoria dos próprios actos;
Partilha;
Vivência em grupo;
Incentivar o respeito pelas regras
Favorecer a autonomia
Favorecer a socialização
Incentivar a auto-confiança
Desenvolver actividades de respeito, colaboração, ajuda e cooperação;
Aceitar as pequenas frustrações e manifestar uma atitude positivamente a superar as dificuldades que se apresentam na vida quotidiana:
Desenvolver estratégias para resolver problemas;
Desenvolver formas de harmonização de conflito;
Incutir o respeito por escutar o outro;
Contribuir para a auto-estima;
Promover momentos de auto-avaliação;
Adequar o comportamento às necessidades, solicitações e exigências de outras crianças e do adulto;
Estratégias
O que fazer? Como fazer?

Canções/ poesias/ histórias/
lenga-lengas;
Brincadeira livre no interior/
exterior;
Conversas em pequeno e
grande grupo;
Jogos;
Relação entre criança/
criança e criança/ adulto;
Mapa de tarefas;
Visitas de estudo/ Passeios;
Rotina diária;
Higiene;
Estabelecer as regras;
Tarefa diária de colocar utensílios de refeição para o almoço;
Realização de jogos em grupo;
Proporcionar momentos de conversa;
Mapa da auto-avaliação;


ÁREA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO


Domínio das expressões (motora, dramática, plástica e
musical)

Objectivos Gerais

Expressão Motora
Desenvolver a motricidade global e
fina;
Desenvolver a interiorização do
esquema corporal;
Desenvolver uma imagem corporal ajustada e positiva;
Desenvolver a orientação espacial;
Desenvolver a coordenação óculo-manual global e aplicada à manipulação de objectos;
Desenvolver o equilíbrio e o controle da postura;
Controlar as diferentes formas de deslocação: andar, correr, saltar … coordenando os diversos movimentos implicados;
Desenvolver a discriminação visual;
Desenvolver a noção de lateralidade;
Expressão Dramática
Exteriorizar emoções;
Desenvolver o jogo simbólico;
Desenvolver a capacidade de improvisar;
Adquirir consciência do corpo humano codificado;
Desenvolver a expressão corporal como meio de comunicação verbal;

Expressão Plástica

Estimular a criatividade;
Desenvolver o sentido estético;
Adquirir hábitos de observação visual e retentiva das linhas e formas dos objectos;
Desenvolver destrezas manipulativas, mediante diferentes técnicas e materiais;
Adquirir o conceito material de tridimensionalidade;
Observar e explorar a plasticidade dos corpos (modelagem);
Exploração de diferentes técnicas e materiais;
Apreciar criativamente as possibilidades de utilização que os materiais de reciclagem oferecem;
Explorar diferentes meios de representação e comunicação;

Expressão Musical

Desenvolver a memorização;
Desenvolver a discriminação auditiva;
Desenvolver a criatividade e a imaginação;
Reconhecer sons;
Produzir sons com o próprio corpo e com instrumentos;
Adquirir vivências e destreza no ritmo;
Estratégias
O que fazer? Como fazer?

Desenhos a lápis de cor, cera,
canetas e marcadores;
Rasgagem, recorte e colagem;
Modelagem;
Pintura a pincel, mãos, carimbos,..
Sessões de movimento com ou
sem materiais de apoio e
exploração do corpo;
Jogo dramático;
Fantoches;
Sombras chinesas;
Visita a exposições;
Escutar, dançar, cantar, tocar, reconhecer e imitar diferentes sons;
Construção de instrumentos musicais;
Reproduzir canções;
Mimar canções;
Promover dramatizações espontâneas;
Promover dramatizações orientadas;
Construção de fantoches;

Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita

Objectivos Gerais
Linguagem Oral

Fomentar o diálogo;
Criar diferentes situações de comunicação;
Promover o contacto com o uso do código;
Promover o gosto pelo livro e pela leitura;
Desenvolver a linguagem;
Interpretar imagens;
Criar e interpretar histórias;
Exercitar grafismos;
Estimular a comunicação oral;
Estimular a criança a dialogar;

Linguagem Escrita

Familiarização com o código
escrito, registos, o livro,
tentativas de escrita, regras e
funções.


Novas Tecnologias

Contactar com outras formas
de comunicação (os meios
audiovisuais) e com uma
língua estrangeira
Estratégias
O que fazer? Como fazer?

Conversas de grande e pequeno grupo;
Lenga lengas, rimas, trava línguas, adivinhas;
Narrar acontecimentos;
Descrever;
Reproduzir ou inventar histórias;
Debater regras, tarefas e
planificações, fazer recados e/ou
obter várias informações.
Promover intercâmbios com outras salas, adultos, instituições, comunidade.
Jogos mímicos.
Ver livros, revistas, jornais;
Escrever pequenas palavras, o
nome, desenhar, interpretar,
descrever e inventar imagens e/ou
histórias.
Fazer registos das actividades em conjunto com as crianças.
Visitar bibliotecas
Jogos de computador;
Desenhar no computador;
Escrever no computador;
Fichas de propedêutica;
Desenvolver o projecto da Biblioteca de fim de semana;

Domínio da Matemática

Objectivos gerais

Vivência do espaço e do
tempo;
Princípios Lógicos;
Classificar;
Ordenar;
Seriar;
Formar padrões;
Utilizar materiais;
Medir/ pesar;
Desenvolver a noção de número;
Desenvolver a noção de correspondência;
Resolver problemas;
Desenvolver a observação;
Desenvolver a capacidade de comparação;
Desenvolver formas de raciocínio;
Associar quantidade ao número;
Reconhecer símbolos;
Identificar números;
Compreender a noção e os mecanismos das operações matemáticas básicas – adição e subtracção – dando atenção ao processo e aos resultados obtidos;
Estabelecer comparações entre grandezas;
Realizar medições com padrões de referência;
Reconhecer a linha e as formas geométricas básicas no plano e no espaço;
Estratégias
O que fazer? Como fazer?

Rotina diária;
Jogos e puzzles;
Comparar, ordenar, classificar e
seriar objectos;
Mapa das presenças;
Mapa de tarefas;
Mapa do tempo;
Culinária;
Blocos lógicos;
Enfiamentos;
Tangram;
Geoplano;
Blocos lógicos;
Fichas de actividades;

Área de Conhecimento do Mundo

Objectivos Gerais

Desenvolver a curiosidade e o desejo de querer saber;
Conhecer o meio próximo;
Conhecer saberes e costumes sociais/culturais sobre o Mundo;
Sensibilizar para as Ciências;
Desenvolver conhecimentos básicos sobre a Meteorologia;
Desenvolver hábitos de trabalho segundo o Método Científico;
Desenvolver atitudes de observação e investigação;
Questionar;
Inferir;
Avaliar;
Desenvolver hábitos de Educação Ambiental;
Desenvolver hábitos de Educação para a saúde;
Desenvolver o espírito crítico;
Promover a compreensão da relação entre a alimentação e a saúde;
Favorecer o contacto directo com a natureza;
Criar atitudes positivas face aos alimentos e à alimentação;
Estratégias
O que fazer? Como fazer?

Observação e registos;
Passeios e visitas;
Troca de experiências e vivências entre as crianças e as famílias;
Festas;
Experiências científicas;
Recolha e divisão de resíduos;
Reciclagem;
Mapa do tempo e observação;
Explorar, experimentar, descobrir, conhecer, saber, desenvolver, ampliar, agir afirmar e interrogar;

2 comentários:

Paula disse...

Parece-me que tem muito trabalho pela frente!
Mãos à obra!!

Beijinhos

Paula

aninhas disse...

tens 2 miminhos no meu blog. Passa por lá. Bjinhos

Saltaricos

A minha foto
Educadora de um grupo de 17 'SALTARICOS'. 10 meninos e 7 meninas que mais parecem pipocas saltitonas... Somos um grupo de Amigos cheios de vontade de ser cada vez mais crescidos!