SALA DO MAR
Planificação Trimestral
Dezembro de 2008 e Janeiro, Fevereiro de 2009
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Para o trimestre
A planificação que se segue pretende projectar o trabalho a desenvolver com o grupo no próximo trimestre, no entanto, ressalvo que esta pode e deve sofrer alterações consoante a motivação e interesse do grupo. Bem como podem surgir novas propostas, consoante a motivação do mesmo.
Neste sentido este documento deverá ter uma análise aberta, imaginemo-lo como um pequeno ponto de partida… as motivações, interesses e curiosidades dos Meninos e Meninas serão portanto o fio condutor da minha prática educativa!
As Áreas de Conteúdo serão trabalhadas de forma integral e completamente articuladas entre si.
A Educadora
Áreas de Conteúdo
Tal como tem vindo a ser desenvolvido, ao longo da prática pedagógica, as Áreas de Conteúdo serão abordadas de uma forma globalizada e articulada.
Objectivos
. promover o contacto com o código escrito;
. corresponder determinado som à respectiva letra;
. desenvolver a capacidade de relatar/descrever situações;
. identificar a importância cultural da comemoração da época de Natal;
. desenvolver noções matemáticas: peso e medida, noção de número, adição VS subtracção, …
. identificar as principais características da estação do ano: Inverno;
. desenvolver e incutir hábitos de higiene para a saúde;
. desenvolver hábitos de segurança rodoviária, aquando as saídas ao exterior;
. identificar as vogais e as consoantes;
. revelar interessa pelo código escrito;
. associar o som ao grafismo;
. distinguir ontem, hoje e amanhã;
. associar os dias da semana a acontecimentos específicos;
. ter consciência da sequência semanal e mensal;
Registos semanais no cadernão;
Registos sobre histórias, canções, lenga-lengas, …;
Elaboração de um dicionário com as palavras difíceis;
Desenvolver actividades que promovam a compreensão da unidade de medida: medir percursos, medir as alturas, …;
Desenvolver jogos que promovam a linguagem oral: rimas, trava línguas, …
Decorar a sala alusiva ao Natal: pintura, recorte, colagem, dobragem, carimbagem, desenho,…
Saídas ao exterior: visita ao Pai Natal, ida aos correios, visita a outras escolas…
Preparação de uma pequena peça de teatro alusiva ao Natal;
Canções e poesias de Natal;
Dia de Reis: elaboração de fantoches;
Elaboração de tabela de dupla entrada com rotinas de higiene diária;
Preparação de um folheto informativo às famílias sobre a importância da higiene para a Saúde;
Visita ao Centro de Saúde Local;
Visitas às sala de Mães enfermeiras, que debatam com as crianças assuntos relativos ao tema Higiene para a Saúde;
Elaboração de cartazes e folhetos alusivos ao tema saúde e higiene;
Preparação do desfile de Carnaval - elaboração dos disfarces;
Preparação de um fantocheiro;
Elaboração de fantoches com diferentes materiais;
Abordagem às letras, através de jogos, de sons, histórias, rimas,…
Preparação de uma tabela de dupla entrada para registo das presenças diárias;
…
. se responsabilizar pelos materiais que utilizam, sem os danificar;
. revelar atitudes de cooperação e de respeito pelos outros;
. aceitar críticas;
. compreender a estreita relação entre o código escrito e o linguagem oral;
. identificar as letras do seu nome;
. identificar e diferenciar as letras e os números;
. entender a correspondência quantitativa de número;
. identificar a mancha gráfica do nome dos colegas;
. identificar as principais tradições aliadas à época de Natal;
. identificar a estação do ano: Inverno;
. usar o próprio corpo ou um objecto/material para dramatizar;
. reconhecer a importância da higiene corporal para o seu bem-estar e saúde;
. reconhecer os perigos inerentes às saídas ao exterior da Escola;
. desenvolver uma prática segura e responsável nas referidas saídas ao exterior;
. Identificar e compreender os costumes alusivos ao Carnaval;
. Inventar sons;
. Inventar rimas;
. Contar e recontar histórias;
. Identificar as vogais;
. Identificar as consoantes;
. Ser capaz de identificar códigos simbólicos da vida corrente e criar símbolos próprios de identificação;
. Perceber que aquilo que se diz se pode escrever;
. Associar sons a letras;
. Perceber que a escrita permite recordar o que se diz e se ouve;
. dominar as noções temporais: ontem, hoje e amanhã;
. reconhecer a sequência temporal semanal;
…
Planificar é projectar as nossas intenções!
Sem comentários:
Enviar um comentário