quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Conversas sobre a alimentação!

A nossa aventura começou quando começámos a perceber que alguns meninos e meninas do MAR não andavam a tomar um bom pequeno almoço antes de virem para a Escola, ou então ... traziam alimentos pouco apropriados para uma refeição tão importante!!



Ficámos todos muito preocupados e preparámos uma tabela de dupla entrada para podermos analisar e entender quem comia o quê…



Assim durante vários dias começámos as actividades fazendo a análise da nossa tabela. Cada um indicava o que tinha comido e depois era só pensar um bocadinho, analisar em conjunto e tirar as conclusões!!




Descobrimos que às vezes há meninos/as que vêm para a Escola sem comer. ISTO É MUITO GRAVE E PREOCUPANTE!! Porque aprendemos que o pequeno-almoço é uma refeição muito importante, por ser a primeira refeição do dia, e deve ser uma refeição completa para nós dar energia para aprender e brincar muito.


Não menos preocupante descobrimos que às vezes doces e guloseimas fazem parte do pequeno-almoço de alguns meninos/as.A nossa tabela permitiu-nos fazer várias contagens: saber os alimentos mais “comidos”, os menos, os que estavam empatados (com o mesmo número), os que não foram escolhidos… bem explorámos ao máximo as possibilidades de contagem, agrupamento, … imaginem só que realizávamos as nossas em inglês. One, two, three,… e por aí fora!


E a propósito da ALIMENTAÇÃO surgiram muitas mais actividades…



Vejam só as nossas Rodas do Alimentos
Foi uma “trabalheira”, mas o resultado final ficou interessante. Mais uma vez explorámos vários conceitos matemáticos, com os tamanhos das “fatias” dos grupos de alimentos.
Aprendemos que as fatias maiores ou as mais grossas representam os alimentos que melhor fazem à nossa saúde. Ou seja OS ALIMENTOS PARA TODOS OS DIAS! São todos aqueles que nos ajudam a crescer fortes, saudáveis e cheios de energia.
E que as fatias menores/ fininhas representam os alimentos que devemos comer em menos quantidade.



OS ALIMENTOS PARA DE VEZ EM QUANDO! São aqueles alimentos que apesar de muito apetitosos, se os comermos em excesso fazem mal à nossa saúde e por este motivo só os devemos comer lá de vez em quando ….

Ao centro está a água, por se encontrar em todos os alimentos, por ser essencial para a nossa vida e por ser a melhor bebida.
E para continuarmos a explorar o assunto, ainda nos foi proposta uma actividade onde nos foi pedido para identificar alimentos. Recortámos, colámos e desenhámos… DENTRO da lancheira colámos os alimentos para todos os dias. FORA da lancheira colámos os alimentos para de vez em quando.
E como não podia deixar de ser…. Com tanta conversa sobre alimentos… Ficámos cheios de fomeca e decidimos então experimentar fazer uma bela sopa, cheia de alimentos para todos os dias. Cada um de nós colaborou com um alimento e o resultado foi uma sopa muito gostosa que comemos ao almoço.
Tocámos, apalpámos, cheirámos, provámos…


Repararam só como até parecíamos uns verdadeiros cozinheiros?!!! Ahh pois, é claro que também falámos sobre os cuidados de higiene e segurança que temos que ter quando mexemos na comida.
Também fizemos uma gostosa salada de frutas para a nossa sobremesa…Estava tudo uma delícia….

E para registarmos as nossas observações a Mariana ajudou-nos a escrever a descrição de todos os legumes que fizeram parte da nossa SUPER SOPA!


E para crescer forte e saudável o exercício físico é muito importante … por isso cada um disse o que mais gosta de fazer… descobrimos que as meninas gostam muito de dançar, e os meninos jogar futebol, correr, nadar, fazer capoeira … e muitas mais coisas!
Continuando…


Foi então que surgiu a ideia de fazermos de conta e sermos grandes artistas… tal como …
Cézanne Van Gogh Monet


E TAMBÉM OS MENINOS E AS MENINAS DO MAR, GRANDES ARTISTAS QUE SÃO, REALIZARAM UM TRABALHO DE OBSERVAÇÃO EM QUE REPRODUZIRAM UM DESENHO À VISTA,
ora vejam só….
Os resultados finais foram simplesmente “deliciosos”!




Como podem "ver" aprender no Jardim de Infância é quase como a magia!! Sem darmos por isso, estamos a descobrir e a aprender imensas coisas.

Aparentemente começámos a falar sobre os pequenos-almoços, mas depois...Foi possível fazer várias abordagens, tendo como fiio condutor a mesma temática… abordando objectivos diferentes e promovendo diferentes competências!


Aparentemente apenas estávamos a falar de alimentos, mas na verdade todas as Áreas de Conteúdo foram trabalhadas de forma interdisciplinar.

O Pré-Escolar é assim mesmo: a brincar a brincar a nossa “cabeça” não pára de trabalhar!

Sem comentários:

Saltaricos

A minha foto
Educadora de um grupo de 17 'SALTARICOS'. 10 meninos e 7 meninas que mais parecem pipocas saltitonas... Somos um grupo de Amigos cheios de vontade de ser cada vez mais crescidos!